domingo, 23 de janeiro de 2011

A história da novela no Brasil


Fiz um texto na faculdade ano passado, contando resumidamente a história da novela no Brasil, e quero compartilhar com vocês.

Ps. Quem gosta de TV vai gostar do texto =)


Em 1951 na novela “Sua vida me pertence” da TV Tupi, aconteceu o primeiro beijo da televisão brasileira, e as novelas eram ao vivo.
A Record logo entrou para fazer novelas como “Éramos seis”.As pessoas estavam gostando tanto de novela que não gostavam de esperar uma semana para assistir outro capítulo então a TV Excelsior fez a primeira novela diária em 1963.A Tupi conseguiu bater de frente com a Excelsior quando produziu a adaptação da novela cubana “Direito de nascer”.
Em 1965 a Globo entra no ar e investiu em novelas e tinha como objetivo concorrer com outras redes de TV. Em 1970 ela dá um grande passo a frente lançando três horários de novelas as da 07h00min, 08h00min e 10h00min horas.
A Excelsior faliu, e em 1971 a Record faz sucesso com a novela “Os Deuses estão mortos”, e a Globo continua fazendo sucesso e continua disputando com a Tupi, até a falência da Tupi em 1980, e nessa época a Bandeirantes começa a investir em novelas, mas ela começa a se afundar em dívidas e decide parar de investir em novelas para se reerguer.
Com o fim da Tupi ela se divide em duas o SBT e a Manchete.
Em 1981 o SBT entra no ar e exporta novelas latinas, mas também produz algumas nacionais.
A Manchete surge em 1983 para competir com a Globo, a Manchete consegue derrubar a Globo com a novela Pantanal que foi líder de audiência, antes dela falir em 1999, sua novela “Xica da Silva” fez sucesso e a emissora decaiu com “Mandacaru” a novela ficou no ar até a Manchete se transformar em RedeTV, com isso o SBT começou a investir em novelas nacionais e a contratar atores da extinta TV Manchete.
Em 1997 o SBT faz uma parceria com a TV argentina Telefe, para produzir a novela “Chiquititas” que era feita com atores brasileiros, mas era gravada um pouco em São Paulo e sua maior parte em Buenos Aires. Com o texto de Walcyr Carrasco o SBT produz “Fascinação”, a primeira novela a usar ponto eletrônico.
Até 2001 a dramaturgia brasileira produziu 720 novelas em 14 canais diferentes.
E na década dos anos 2000 a Globo continua liderando, e o SBT faz um contrato com a Televisa de cinco anos.
Hoje a competição está entre Globo e TV Record que vem investindo em telenovelas e fez um contrato com a Televisa, mas a Globo continua liderando a audiência.


Fonte: www.sampaonline.com.br

9 comentários:

  1. Oi linda! Te achei no site da Mary Jane! Estou seguindo seu blog. Segue o meu tbm! xeroOOO

    http://paty-as-avessas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ah , tô te seguindo linda , segue de volta ?
    e obg pela visitinha *---* bye ^^

    - www.oblogdaniick.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Vou seguir de volta meninas =)
    Bjs.
    Volte sempre =)

    ResponderExcluir
  4. adoreei sua visitinha no meu blog !
    obriigada florzinha e volte sempre !
    beeijo

    ResponderExcluir
  5. Adorei o Blog.
    Te seguindo já...se puder retribuir agradeço desde já.

    http://www.maricavalcantii.blogspot.com/

    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. HAHAHA, adorei o texto, eu adorava chiquititas. as minhas novelas preferidas são as da globo ♥
    bjoos

    ResponderExcluir
  7. Amei o blog!
    Segue? worldforgirlsteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, vi seu link no site da yes, vc comentou sobre o club yes néeh?eu tbm queria particiar, tô afim de chamar a atenção deles para a galera maior de 18 anos, sei lá, tipo, eles poderia criar uma especie de galera yes para maiores de 18 née?
    Bjooe visita meu blog tbm

    ResponderExcluir

Amo comentários! Fique a vontade para comentar os textos =)