segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Por Trás do Futebol: Arbitragem


Arbitragem, sem muitos reconhecimentos da mídia, mas muito importante no Futebol
Por: Sarah Alcântara

Brasil, conhecido como país do futebol. Como já dizia Ellis Regina na música “Aqui é o País do Futebol”. “Brasil está vazio na tarde de domingo, né? Olha o sambão, aqui é o país do futebol.” Desde o final do século 19 vem fazendo sucesso aqui no país.

Os jogadores de futebol ganham cada dia mais fama, por trás do brilho do futebol, existem os árbitros, algumas vezes esquecidos também são muito importante no futebol, em uma partida de futebol.

Para ser árbitro deve se preparar como diz a árbitra Édilar Ferreira. “O candidato a árbitro de futebol deve passar por um curso com duração de um ano e meio, logo após, ele(a) passará por um estágio de dois anos. No final desse estágio, o aluno já pode optar por ser árbitro central ou assistente.” E os recém-formados podem ter dificuldades. “As dificuldades que um árbitro recém-formado enfrenta são jogos de menor expressão, nos quais ele(a) tem que mostrar as qualidades e aptidões para a profissão. E durante a carreira, também enfrenta diversos obstáculos que acompanharão ao longo dos tempos enquanto árbitro de futebol.”

Embora haja dificuldades na profissão, ela tem suas vantagens. “As vantagens são as amizades que se faz ao longo da carreira, a disciplina pessoal e profissional e a conquista do maior objetivo de um árbitro de futebol profissional que é alcançar o ápice da carreira e pertencer ao quadro internacional.” Diz Édilar.

Algumas pessoas que estão na profissão já conquistaram dinheiro e fama, como a bandeirinha Ana Paula. Mas nem todos conseguem a fama e contam muito com a sorte, como revela Édilar. “Nem todos. Alguns contam com a competência e a sorte, outros somente com a sorte. Mas em geral, é difícil agradar a todos. O sucesso na arbitragem depende de uma série de pré requisitos. Portanto não depende somente do árbitro, a imprensa é uma grande aliada no acesso ou descenso de um árbitro de futebol.”

A vida de um árbitro não é fácil, precisa de estudo, sorte, mas quando o reconhecimento vem, vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amo comentários! Fique a vontade para comentar os textos =)